Nutrição Esportiva

A Nutrição Esportiva está relacionada a todos aqueles que praticam alguma atividade física, não importando a modalidade e a intensidade realizada.  È sempre bom lembrar que o bom desempenho do esporte será melhor alcançado quando for aliado á uma alimentação equilibrada.

Qualquer pessoa pode praticar atividade física, não importando a idade, é preciso cuidado com a escolha da atividade e a frequência a ser praticada, pois, cada pessoa possui o seu próprio ritmo e isso precisa ser respeitado.

Para o inicio de alguma atividade física, um médico deverá ser consultado para adequar a  atividade e a frequência. O cuidado com a alimentação também é fundamental, englobando as preocupações com a saúde e as necessidades individuais de cada pessoa. Para o inicio das atividades, deve-se avaliar, com relação a alimentação:

  • Os níveis necessários de nutrientes para o desenvolvimento eficaz do exercício físico;
  • Práticas alimentares adequadas que preservam e mantenham a saúde, evitando as doenças por carências de nutrientes;
  • Obtenção e manutenção da massa muscular e % dos níveis de gordura adequados, entre outras;
  •  Constante hidratação durante as atividades físicas; A hidratação é de grande importância   para a atividade física, pois, durante a atividade física, nosso corpo perde uma grande quantidade de água com o objetivo de regular a temperatura e servir de combustível, devido a isso, essa perda deve ser a resposta para que não ocorra a desidratação. A quantidade de água ingerida deve ser de 400 á 600 ml, no minimo 20 minutos antes do exercício físico. Durante a pratica do exercício, deve-se tomar 250 ml a cada 15 minutos.
  • Para aquelas pessoas que suam muito, pode ser usada as bebidas isotônicas, pois possuem grande quantidade de sódio e outros minerais, mas não deve se tomar essas bebidas em qualquer momento, por serem muito calóricas.
  • Outra boa dica diz respeito a uma fonte de carboidrato pelo menos 15 minutos antes da atividade.
  • Pode se consumir uma fruta ou mesmo um biscoito salgado, para assim, fornecer combustível ao nosso organismo durante a atividade, facilitando a queima de calorias.    
  • Essas dicas servem para qualquer pessoa, com elas o desempenho físico e as questões nutricionais estarão adequadas á saúde de todos.