Atendimento Clínico

 

NUTRIÇÃO CLINICA

 Acompanhamento nutricional é a forma ideal de saber o quanto e como poderemos montar nosso cardápio e quais alimentos mais adequados ao nosso objetivo seja, perda de massa gorda ou ganho de massa muscular.

Não existem alimentos especiais, existem combinações condizentes com nossa necessidade e objetivo. Não existem alimentos condenáveis, mas quantidades prejudiciais, salvo exceções. Uma combinação de alimentos resulta em uma dieta saudável. Quanto maior a variedade, mais nutrientes estaremos oferecendo, e saber escolher é o grande objetivo de uma dieta realmente eficaz.

Durante o acompanhamento avalia-se o objetivo atingido, verificam-se os pontos fáceis de seguir, os mais difíceis, definem-se metas, mostram-se opções, melhora-se o cardápio, e muda-se a dieta conforme a necessidade. Tudo de forma personalizada, por isso o acompanhamento nutricional é um trabalho individual.

Não adianta deixar de comer hoje para amanhã comer o dobro ou o triplo. É importante tornar os bons hábitos alimentares um estilo de vida, que nos acompanhe para sempre. Isso faz com que, com o tempo, montar o cardápio ideal seja algo fácil e prático.
Os serviços oferecidos no primeiro atendimento nutricional são:

Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que possamos conhecer os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que seja avaliado o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é finalizada com análise física para que possamos detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outras anomalias.

Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcularemos o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.

Avaliação do gasto energético: o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do paciente através de dados relacionados as suas atividades diárias e também informações sobre a prática de exercícios. A partir destas informações calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente.

Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente diz quais são suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.

Reeducação alimentar: o nutricionista discute com o paciente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar é iniciado e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.

Elaboração do plano alimentar personalizado: todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários. Incluem ainda a montagem de orientações nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que devem ter o consumo aumentando, noções de hidratação e a montagem do plano alimentar personalizado. O nutricionista elaborará o plano alimentar do paciente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o paciente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e entregue em uma semana após a primeira consulta.

Atendimento em Domicilio com Nutricionista
Atendimento domiciliar de nutrição e home care